• Subiter

Custos ocultos no setor náutico

Custos ocultos podem ser responsáveis por gastos milionários em fabricantes náuticos.


Vou te contar uma história do que são esses custos e como identificá-los.


Um dia Roberto estava navegando no seu novo iate quando percebeu uma rachadura, e essa rachadura estava causando uma enorme mancha de óleo no oceano, Roberto imediatamente ligou para a empresa em que ele tinha adquirido o barco.


E agora? O que a empresa faz?


A empresa revisa os termos de seguro e garantia com Roberto, podendo reparar o dano ou dar outro iate para ele. Mas, e se existirem outras trincas ou defeitos estruturais na embarcação? E todo esse custo causado pela rachadura?


Neste caso, podemos identificar alguns custos ocultos:

  • Mobilização da equipe para atender o chamado no pós-venda;

  • Valor dos insumos para reparo, como resina, fibra, mão de obra especializada;

  • Depreciação da embarcação;

  • Comprometimento da imagem da fabricante do barco;

Os custos ocultos são aqueles que não foram previstos ou considerados durante a operação. Podem estar associados a gargalos na produção, a retrabalhos ou chamados de pós-venda.


Como podemos diminuir esses custos?


Investindo em tecnologias, e tratando essa tecnologia como necessária, não como um luxo.


Continuando o exemplo do iate, hoje em dia existem tecnologias que tornam possível analisar o casco do barco antes dele ser entregue ao consumidor final, um exemplo é a tecnologia infravermelha, que é capaz de inspecionar de maneira não destrutível e identificar através da análise da imagem por visão computacional as falhas que são imperceptíveis a olho nu. Todo processo é feito de maneira rápida e sem contato. As regiões danificadas são identificadas, facilitando a operação de reparo, seja de bolhas, vazios ou deslocamento.


E felizmente já existe no mercado uma empresa que faz essa inspeção para você.


A Subiter, empresa localizada em São José dos Campos – SP, possui um sistema que utiliza conceitos da indústria 4.0 para inspeções. A startup pode identificar falhas estéticas e estruturais nos cascos das embarcações através da visão infravermelha e indicar os reparos necessários para que as pessoas se sintam seguranças em suas embarcações e não passem pelo mesmo problema do Roberto.


Essa breve história baseada em fatos, reforça o fato de que os custos de retrabalho estão presentes o tempo todo na indústria, e não são levados a sua tamanha importância.


Os processos de inspeção vêm sendo cada vez mais otimizados e modernizados, garantindo maior segurança e economia tanto para as fabricantes, quanto para os compradores do produto.








43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
410270-PD3FP0-591.png