top of page
  • Foto do escritorFernando Malheiros

O papel da liderança inclusiva na construção de equipes de alto desempenho

Por Fernando Malheiros

_


Imagine uma equipe onde todos os membros se sentem valorizados e respeitados. Agora, pense em como esse sentimento de pertencimento pode impulsionar a motivação, a colaboração e a produtividade. É como um quebra-cabeça onde cada peça tem seu papel único na composição do todo.


Mas como os líderes podem criar e manter essa atmosfera de inclusão e diversidade? Será que se trata apenas de políticas e programas formais?


Um ponto de vista é que a liderança inclusiva começa com uma mentalidade aberta e uma disposição verdadeira e sincera para ouvir e aprender com as experiências e perspectivas dos outros. Um grande exercício de troca!


Um líder inclusivo não apenas reconhece a importância da diversidade, mas também enxerga valores nas diferenças. Assim é possível criar um ambiente onde todos se sintam encorajados a compartilhar suas ideias, expressar preocupações e contribuir para o sucesso e entrega de resultados. 


É um processo de crescimento constante, tanto para os líderes quanto para os liderados, as relações evoluem como um todo.




Liderança

Pergunte a si mesmo: estou verdadeiramente comprometido em criar uma cultura de inclusão e diversidade em minha equipe? Estou disposto a ouvir ativamente e valorizar as perspectivas de todos os membros da equipe? E estou pronto para liderar pelo exemplo, promovendo um ambiente onde todos se sintam bem-vindos e confortáveis para contribuir?


A diversidade na equipe não precisa ser forçada. Pode ser construída a partir de uma liderança que entenda que as relações de troca permitiram a evolução humana e são elas, as trocas de experiências (acertos, erros, tentativas…) que promoverão uma evolução constante do time.


As metas são um norte. O resultado real é aquilo que o time entrega a partir das relações internas de troca que se estendem até as relações com os clientes (relações externas). Talvez seja interessante fomentar trocas mais verdadeiras para aumentar o desempenho!


Portanto, para implementar ações que sigam no caminho de um time mais forte através da liderança inclusiva é interessante:


  • Promover e incentivar momentos e ambientes de troca de experiências.

  • Aprender a ouvir e se interessar pela solução e pontos de vistas dos outros

  • Exercitar apenas ouvir sem, necessariamente, emitir sua opinião.

  • Deixar, como líder, que algumas tarefas menos sensíveis sejam realizadas em um nível mais baixo (simples) do que aquele que você faria, abrindo espaço para a equipe atuar.

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page