top of page
  • Foto do escritorGuilherme Lima

Planejamento e gestão estratégica de projetos - Novos hábitos para conseguir sucesso unindo agilidade e tradição.

Atualizado: 15 de fev.

Em um cenário de projetos voltados para a qualidade industrial, onde a tradição de alguns segmentos se encontra com a inovação e o uso de recursos cada vez mais tecnológicos, a gestão de projetos emerge como um pilar fundamental para a estruturação e o sucesso do produto.


De um lado, temos ambientes que oferecem maior controle e estabilidade em relação a fatores essenciais do projeto, como prazos, escopo e custos. Do outro, ambientes dinâmicos que proporcionam e exigem flexibilidade e agilidade na resposta às mudanças causadas pelas incertezas do caminho e pelas diferentes modalidades de trabalho existentes atualmente.


Em meio a esse dilema presente no dia a dia do desenvolvimento de novas soluções para a indústria, está a gestão de projetos; promovendo a sinergia entre suas diferentes abordagens e auxiliando na estruturação do caminho mais adequado a ser seguido.


Por meio da elaboração de cronogramas detalhados em gráficos de Gantt, análises de riscos e documentações abrangentes, os projetos que se adequam melhor à abordagem tradicional de gestão de projetos se destacam, garantindo transparência e alinhamento com as expectativas dos stakeholders.


Em paralelo, ao usufruir de frameworks e métodos ágeis, como, por exemplo, os populares Scrum, Kanban, Lean Agile e Disciplined Agile (DA), os projetos com perfil de uma abordagem ágil de gestão ganham notoriedade, possibilitando o ajuste das prioridades do projeto, por meio de entregas contínuas e incrementais.

Outro grande beneficiário dessa abordagem é o home office, modalidade de trabalho que se expandiu nos últimos anos, principalmente após a pandemia, e que exige flexibilidade e uma comunicação muito eficiente para manter o controle e o domínio das atividades, possibilitando buscar alternativas de maneira ágil, independentemente da presença física ou remota dos colaboradores.


Com isso, pensando em maneiras de adequar o desenvolvimento à necessidade de um planejamento preciso e à capacidade de resposta eficaz às mudanças repentinas, as empresas vêm usufruindo da união de métodos ágeis e tradicionais, resultando em uma gestão híbrida que propicia a obtenção do sucesso contínuo nos projetos.



Não existe uma receita de bolo para implementar a gestão de projetos em sua empresa.


Ao observar o modelo de gestão bem-sucedido utilizado na empresa A ou B, muitas empresas tentam replicar o que é visto lá fora dentro de sua realidade de desenvolvimento. 

No entanto, por mais que as condições possam parecer muito similares, cada ambiente possui suas respectivas particularidades, tornando-o um caso específico a ser analisado e estruturado.


Desta forma, embora seja um tema em evidência nos últimos anos, ainda é possível enxergarmos um potencial de crescimento muito grande da gestão de projetos e suas diferentes abordagens, uma vez que o mercado vem se tornando cada vez mais competitivo e menos suscetível a erros.


67 visualizações0 comentário
410270-PD3FP0-591.png
bottom of page