• Subiter

Como automação e TI impactam a produtividade industrial?

A busca por maiores níveis de produtividade industrial faz com que profissionais de TI (tecnologia da informação) estudem meios de otimizar o fluxo e a qualidade dos dados gerados pelos processos industriais. Do chão de fábrica à gerência, a informação é ferramenta importante para tomadas de decisões mais assertivas.

Manufatura Avançada

A automação é uma importante ferramenta aliada que vem ajudando as empresas a alcançarem níveis de produtividade sem precedentes na era da informação. O conceito de Indústria 4.0, e suas aplicações, tem relação direta com automatização dos processos e com a otimização do fluxo de informação. A automação aliada a uma boa gestão da informação possibilita o acompanhamento dos processos e entrega objetividade, previsibilidade, agilidade e padronização.


Neste conteúdo trataremos sobre como é possível alcançar a produtividade industrial com suporte da automação e da TI. Entenda essa contribuição!


Os impactos da automação na produtividade industrial


Utilizada em diversos segmentos e em camadas distintas da tecnologia, a automação é um recurso que tem grande espaço nas indústrias. Segundo uma pesquisa feita pela CNI, em 2018, 48% das grandes empresas do Brasil pretendiam investir em tecnologias digitais. As grandes empresas industriais priorizam essas tecnologias para aumentar a eficiência dos processos de produção e melhorar a gestão dos negócios, em especial a automação digital com sensores para controle de processo.


Os sensores são fontes de informação, e o acompanhamento dos dados permite ajustes na produção, indicam possíveis falhas, reduzem gastos, promovem melhor gestão do negócio e possibilitam a previsibilidade de paradas na linha. A previsibilidade gera uma conquista importante, que é o bom gerenciamento de riscos. Com menos riscos, é possível garantir uma produção qualificada que coloca as empresas em posição de competitividade.


Esse desenvolvimento da empresa tem como base a capacidade de tornar seus colaboradores mais do que somente funcionários de trabalho manual. Com a automação, essas pessoas passam a ter maior responsabilidade no processo de programação e de monitoramento. O trabalho colaborativo entre homem e máquina é outro ponto estratégico para elevar a produtividade.


O papel da TI na indústria inteligente


Para que toda essa tecnologia funcione, a TI tem papel decisivo. Para estruturar o processo produtivo que é visto atualmente, é preciso garantir que máquinas e sistemas funcionem de forma sintonizada. Os profissionais de TI assumem a responsabilidade de planejar e desenvolver estruturas eficientes para gestão de dados.


Da implantação até a manutenção, a interpretação dos dados colhidos sobre o processo produtivo ajuda a identificar pontos de melhoria. Essa contribuição é o principal diferencial da Indústria 4.0. A partir deste ponto, fica fácil para que a automação crie cadeias produtivas mais integradas e modernas, gerando padronização e alcance de objetivos estratégicos.


Produtividade industrial é um objetivo que deve ser priorizado pelas empresas para se manterem competitivas. Quando analisamos apenas a etapa final do processo, ou seja, a entrega ao cliente, a sua percepção estará ligada a qualidade do produto, que é resultado do valor agregado ao longo de toda a produção.


Já que o assunto é impacto na produtividade, você já conhece a Subiter? Saiba como podemos ajudar!



Referências:


8 visualizações

Entre em contato

Av Dr Altino Boldensan, 500 | Nexus

Parque Tecnológico de São José dos Campos

(12) 3876 7757 | (12) 98161 0539

  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

© 2020 Subiter - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência Madre.

Chat.png